Como tudo começou

28/08/13

ESPECTÁCULO MULTIMÉDIA NO ARCO DA RUA AUGUSTA



Quem, estando em Lisboa, for descendo a Rua Augusta em direcção ao Rio Tejo, ao desembocar na Praça do Comércio (Terreiro do Paço) estará, justamente, a passar sob o bonito Arco de pedra trabalhada, denominado Arco Triunfal da Rua Augusta.
Sabemos que uma  primeira construção ali foi iniciada em, 1775 mas que, pouco depois, seria  interrompida e demolida a obra já feita.  Apenas em 1873, se começou, então, o Arco,  tal como hoje o  conhecemos e que ficou concluído em 1875. Teve a assinatura do  Arquitecto Veríssimo José da Costa.
Para quem pretenda conhecer, pormenorizadamente,  todos dos elementos e estatuária que compõem o monumento, bem como os autores dos mesmos, deixamos o convite para clicar aqui. Adiantando porém, numa informação mais ligeira diremos o seguinte:
O trio escultórico que remata o cimo do Arco, simboliza a Glória coroando o Génio o Valor,  figuras que dão sentido  à frase escrita em latim, que está mais em baixo, e que se traduz por “Às Virtudes dos Maiores”
As quatro estátuas,  sobre as colunas,  mostram-nos, à  direita, Nuno Alvares Cabral e o Marquês de Pombal e à esquerda Vasco da Gama e Viriato
Também ali estão representados, respectivamente à direita e à esquerda os rios Tejo e Douro.

Se me permitem um comentário muito pessoal, ao reflectir no significado daquela  legenda em latim, dei comigo a pensar  se  não teriam encontrado, na nossa Historia, nenhuma personagem  feminina com virtudes suficientes para figurar também  neste monumento, onde, afinal, só  o elemento masculino mereceu  destaque!  Maiores e com Virtudes terão sido só os homens?...  
 Enfim… sempre lá colocaram  a Glória simbolizada  por uma mulher…Realmente não faria sentido mais um barbudo e com bigodes.

Bom, referido  o   lado histórico do Arco da Rua Augusta e, acrescentado o meu comentário,  irei falar aos leitores do espectáculo que ali foi apresentado, entre os dias 9 e 18 de Agosto, e que veio dar som, luz e muita cor às noites de Lisboa. Ali apareceram relatados factos diversos da nossa história, dos descobrimentos ultramarinos, o terramoto de 1755,  etc.
Os seus autores, Nuno Maya e Carole Purnelle do attelier OCUBO  designaram a sua obra como “Arco de Luz”- Espectáculo Multimédia-Videomapping 3D.
Houve sempre muita assistência e a critica não podia ser-lhes mais favorável . Comigo, ficou a pena de não ter conseguido ir também ir até ao Terreiro do Paço assistir a uma destas representações.
Para os leitores que, tal como eu, não  estiveram  lá,  deixo  o convite para clicarem aqui e, ficarem  assim, com uma ideia deste mesmo espectáculo. Espero que gostem.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...



Durante vários anos convivi com este arco da Rua Augusta, trabalhei perto. Na hora de almoço, dava sempre uma volta pelo Terreiro do Paço e contemplava a beleza dessa paisagem.

Ainda bem que começamos a dar valor ao que temos. O presidente da Câmara de Lisboa está de parabéns por ter promovido esse espectáculo.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização