Como tudo começou

05/02/14

CATARINA DE BRAGANÇA - RAÍNHA DE INGLATERRA


Em 1638 nasceu no Paço de Vila Viçosa D. Catarina de Bragança, filha de D João, 8º Duque de Bragança, (mais tarde rei D. João IV de Portugal) e de sua mulher D Luísa de Gusmão.
Para D Catarina de Bragança existiram alguns projectos políticos de união matrimonial, aliás como era uso na época, mas acabou por vir a casar, em 1692, com Carlos II de Inglaterra, levando como dote as cidades de Bombaim e Tanger.
Reza a história que ela foi muito pouco feliz em Londres, quer pelo facto de como  católica  devota (razão pela qual nunca foi coroada)  se sentir pouco tolerada numa corte anglicana, de hábitos bastante mais livres do que os seus  mas, também, muito especialmente pela contínua e declarada infidelidade de seu marido, constantemente  rodeado de uma vasta lista de amantes.
A rainha sempre terá procurado “manter as aparências” daquele casamento, tolerando, conforme lhe foi possível, aquele comportamento dissoluto do rei. Mas, acreditamos, que na corte mais  beneficiaria quem estivesse nas boas graças do soberano, deste modo claro que, para  a rainha, sobrou sempre bastante antipatia e hostilidade. O facto de não ter dado nenhum herdeiro à coroa pesou também desfavoravelmente neste contexto.
Diz-se, que em final de vida, já doente, Carlos II se arrependeu e chegou até a converter-se à fé católica…Minúcias da História que, pela parte que me cabe me levam… a sorrir sem fazer qualquer comentário...
Depois da morte dele em 1685 a rainha decidiu regressar a Portugal onde chegou em 1693. Ainda assumiu, em 1704 a regência do reino a pedido do seu irmão D. Pedro II  mas, foi  apenas durante um ano, porque veio a morrer em 1705.

Conta-se que a influência dela trouxe alguns novos costumes à corte  inglesa:
_ O uso dos garfos e a loiça de porcelana na mesa; o conhecimento da laranja e a compota da mesma; o  ter proporcionado ali  a audição da 1ª ópera; o ter criado o hábito do «five o’clock tea», ou seja o chá das cinco, que se mantém até aos  dias de hoje.
Levou também consigo algum mobiliário de qualidade, como  por exemplo alguns contadores indo-portugueses, até essa data   desconhecidos em Inglaterra.

  Já agora,  a propósito, não deixarei de vos falar em duas   peças usadas por esta        rainha e, que agora  podem ser vistas, na FUNDAÇÃO MEDEIROS E  ALMEIDA, em Lisboa:

_A primeira é um espelho (1670) com moldura de tartaruga, sobre folha de ouro, formando quadros com vários tecidos  bordados a fio de ouro e seda, pedraria e aljófar. As figuras laterais mostram o rei e a rainha. Segundo uma inscrição manuscrita  no verso do espelho,  os bordados terão sido executados por Mrs. Batson a qual  aparece  representada no rectângulo inferior.



_A segunda é um relógio bastante original que terá feito parte do quarto da rainha. É da mesma época do espelho e está assinado Eduardos East, Londini. A caixa é em ébano, com alguns ornatos de bronze dourado. Tem porta de vidro com pintura e, no mostrador, as horas aparecem em algarismos árabes e os quartos de hora em romanos. Depois, por baixo, há  uma pequena candeia de azeite que permitia que, mesmo durante a noite, as horas pudessem ser vistas.




Estas duas fotos, bem como a informação escrita foram retiradas do catálogo editado pela própria Fundação. Já aqui falamos desta casa-museu em 2007 e, de novo, sugerimos que os leitores lá façam uma visita, certas estamos de que não sairão dando por perdido o tempo ali passado.
M.A.


1 comentário:

Quica disse...


Esta rainha soube portar-se à altura do seu cargo, numa corte hostil e devassa.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização