Como tudo começou

02/05/08

Bordado de Castelo Branco

De inspiração oriental, o bordado de Castelo Branco é conhecidas, pelo menos, a partir de meados do século XVI.Os seus elementos decorativos têm simbologia singular. Assim, a albarrada representa o lar e a árvore da vida; os pássaros juntos os desposados, quando não estão representados por simbólicos bonecos; os encadeados, a cadeia indestrutível do matrimónio; os cravos representam o Homem, e as rosas a Mulher; os lírios, a Virtude; os corações, o Amor; as gavinhas, a Amizade; a hera, a firme afeição; os jasmins, a virtude da castidade; as romãs e as pinhas, a solidariedade e união da família; os frangos e os galaripos, a prole bendita; e os lagartos, os amuletos da felicidade tão desejada.
No atelier de artes da SIMECQ, pode vir aprender a fazer estes nobres e belos bordados, com a monitora e responsável do Atelier, Francisca Carvalho.
Vejam estes dois exemplares, um já concluído e em utilização plena em casa da aluna, e outro ainda de outra aluna, em fase de execução.















Mais informações sobre estes bordados aqui e aqui


FC

4 comentários:

M.A.R. disse...

São na verdade muito bonitos estes bordados, executados no linho que é também uma das nossas tradições. Felizmente que a Francisca continua a transmitir a técnica deste bordado para que de geração em geração se mantenha o gosto por aquilo que é tão nosso.

Anónimo disse...

Francisca
Grande surpresa, não esperava ver a minha fotografia no Blog. Esta
arte é na realidade muito bonita, quem se iniciar neste bordado tem de ter muita paciência, porque o que não fica bem à primeira terá de desmanchar até o resultado final ficar perfeito. Tenho de agradecer à Fátima pela divulgação desta actividade no Atelier da SIMECQ e à Amélia por me incentivar a continuar este percurso.

Anónimo disse...

Francisca
Queria pedir à aluna que ainda não acabou o bordado, mas que falta pouco para o finalizar, que o faça. Numa próxima exposição, serão apresentados esses trabalhos.

M.A.R. disse...

Francisca, esse pedido à aluna não vai resultar...Quanto a mim, será melhor pregar-lhe com um puxão de orelhas e até uma multa pesadita...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização