Como tudo começou

03/08/08

SANTILLANA DEL MAR

(Pintura a óleo, 1998)
(Clique na foto para ampliar)
Santillana del Mar é uma povoação espanhola de 28,46 Klm quadrados e 4070 habitantes, situada na Cantábria, Espanha.
Quando ali entramos, a pé, uma vez que os carros são deixados num parque fora da vila, temos a sensação de regressar muito atrás no passado, já que tudo o que nos rodeia nada tem a ver com os hábitos da época actual. Como disse, não há circulação automóvel dentro da vila, até aos moradores é dada apenas permissão para levarem os veículos até às suas garagens.
A sua Igreja e Colegiata datam do Sec. XII e os seus edifícios vão desde o Sec.XIV ao Sec XVI. O próprio empedrado das ruas é composto por grandes lajes irregulares como se usava.
Encontram-se vários locais que vendem produtos caseiros rurais (pão, mel, compotas, licores, queijos, bolos, etc.) e até, costume que achei muito curioso, neles se pode pedir e beber um copo de leite saído há pouco da vaquinha!...
Em pleno centro da povoação deparamos mesmo com um característico e antigo bebedouro para os animais, de que vos deixo uma foto.

A outra foto é de uma varanda das muitas que vi enfeitadas com flores. Aliás as flores são mesmo uma constante, o que dá à terra um ar muito cuidado



Acreditem que é uma experiência única passear nestas ruelas e respirar aquele ambiente de antanho, mas, ao mesmo tempo, rodeados de gente bastante acolhedora.
É também aqui próximo que estão situadas as famosas Grutas de Altamira, onde existem várias pinturas rupestres que eu tive já ocasião de ver, há muitos anos. Desta última vez, em 1998, já se encontravam encerradas ao público.

Nota - A imagem que aparece a abrir o post é de um óleo que fiz de um dos bonitos recantos que encontrei em Santillana del Mar.

M.A.

3 comentários:

Gi disse...

Viva Santillana del M.A.r.
Lindo o óleo.

Anónimo disse...

Fantástico este óleo.
O que esse baú tem guardado.......

Anónimo disse...

Aposto que ainda vamos ter muitas surpresas.
Locais cheios de encanto e representados em tela pela nossa artista, Amélia.
Quando for crescida quero ter a sua forma de viver!

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização