Como tudo começou

10/09/08

FRECHA DA MIZARELA


Em Portugal não existem cataratas como as do Iguaçu ou as do Niagara, mas existe uma queda de água em que o pequeno rio Caima se despenha de uma altura superior a 60 metros. Fica na Frecha da Mizarela, na Serra da Freita, a cerca de 50 km da cidade do Porto.
Para se ter uma ideia das dimensões desta queda de água, repare-se que a vegetação que está no alto da escarpa é constituída por pinheiros adultos.
Mais a jusante, o rio Caima muda de nome e passa a chamar-se Antuã. É com este nome que o rio passa junto a Estarreja e desagua no rio Vouga.

Tendo deparado com esta informação no Blog “ A Matéria do tempo”, recordei-me de, há muitos anos atrás, ter tido oportunidade de ver esta queda de água e ter gostado do que vi. Mais recentemente, passando na zona a caminho de Arouca, quis levar lá os amigos com quem estava mas, como o tempo era já curto para um encontro que iríamos ter, ficou adiada a intenção. Falo agora no assunto para que, alguém possa aproveitar a lembrança, se acaso se deslocar para aqueles lados.

Esta queda de água é considerada uma das mais altas da Europa e está inserida numa zona montanhosa lindíssima A localização é próxima de Albergaria da Serra, concelho de Arouca, no distrito de Aveiro.

Na mesma altura, porque ficam próximo, poderá também ir ver as “pedras parideiras” de que aqui falamos em 28/08/08. Será portanto uma agradável dupla sugestão para os nossos leitores que estejam em férias.
M.A.

8 comentários:

Patti disse...

Já tomei nota, aqui no meu livrinho das mini-tours por Portugal.

Anónimo disse...

Já fui ver as pedras "parideiras" mas desconhecia esta queda de àgua.está registada.

Gi disse...

Mas que grande frecha.
Porca Mizarela!!!!
Já cá está, para me lembrar, um dia.

Anónimo disse...

Neste momento só posso imaginar a beleza dessa queda de água. Mais tarde espero ter oportunidade de ver ao vivo.

Elvira Carvalho disse...

Estive lá a 16 de Julho. Fui ver as "pedras parideiras" e a Frecha da Mizarela, também conhecida por Frecha da Mijarela.
Um abraço
À margem: estou a organizar os meus links. Tomei nota do que me deixou que suponho seja de uma filha. Amanhã vou visitar. Mas eu não sou pintora. Aliás eu não sou nada, que nunca estudei nada. Faço as coisas, porque gosto e nada mais.
Um abraço

Tozé Franco disse...

Já lá estive e gostei.
Boa sugestão.

Anónimo disse...

senhora(?)D.GI:
Seu comentário terá lugar no seu blogue, neste, é descabido e infeliz.
Tenha contenção e respeite este blogue de Cultura.

Júlio disse...

Não conhecia. Faz-me lembrar as Fisgas de Ermelo (Vila Real).

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização