Como tudo começou

26/09/08

MENINO JESUS, NOS PACOTES DE AÇÚCAR


Há uns tempos atrás, num restaurante onde me encontrava, quando me trouxeram a chávena de café, reparei que o pacote de açúcar que a acompanhava tinha uma imagem do Menino Jesus. Achei curioso e o empregado que nos atendia, amavelmente, logo me foi buscar mais outros cinco pacotes com imagens idênticas, uma vez que a colecção era justamente de 6 estampas do Menino Jesus. Guardei-as e, há dias , quando por casualidade me voltaram às mãos resolvi fazer uma pesquisa sobre elas para falar disso com os leitores.




















Fiquei então a saber que um sacerdote de nome Francisco António Rosado Belo que viveu desde pequenino no Crato, dedicou toda a sua vida a coleccionar arte sacra. Acabou por doar todo o espólio, bem como o edifício onde se encontrava reunido, à Santa Casa da Misericórdia do Crato. Foi, deste modo, o criador e mentor do que passou a designar-se “Casa Museu Padre Belo” local que passou logo a receber um número considerável de visitantes.



















Ali se podem admirar mais de 900 esculturas relativas à infância e adolescência de Jesus e milhares de pinturas, presépios e peças em cerâmica representativas de Cristo. A colecção de crucifixos ali existente, julgo ser também importante.


Segundo sei, há mais colecções de pacotes de açúcar com o tema do Menino Jesus, esta, porém é do ano de 2004.
Perdoem a pouca qualidade das fotos apresentadas mas, talvez sirvam, pelo menos, para despertar em quem me lê, o interesse de ir até ao Crato conhecer esta colecção que se me afigura ter bastante interesse.

M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização