Como tudo começou

16/12/08

OS ANOS DE EXÍLIO DA RAINHA D. AMÉLIA


Colecção Remi Fénérol – 20 de Novembro de 2008 a 30 de Abril de 2009
Casa-Museu Dr Anastácio Gonçalves
A história da que é hoje a colecção Rémi Fénérol começou como um acto único de preservação da memória da Rainha D. Amélia por parte daqueles que a serviram ao longo dos anos, por vezes mais do que uma geração, quer em Portugal quer nos anos de exílio no Reino Unido e em França. O espólio não reclamado por nenhum dos familiares mais próximos de D. Amélia após a sua morte em, em 1951, em grande parte porque não contemplado em testamento, assim como muitos outros objectos que a rainha generosamente ofereceu aos seus empregados durante anos, foi guardado nos sótãos dos Girard-Souza-Moreau, dos Jouve e de outros para quem as peças provenientes da Rainha eram relíquias a guardar.

O actual coleccionador, Remi Fénérol começou por reunir tudo aquilo que dissesse respeito a D. Amélia, que, para além de ser bisneta do rei Luís Filipe de Orleans era rainha. Começava assim a actual Colecção. Ao longo dos anos foram sendo acrescentadas peças provenientes de espólios de outros antigos servidores, comprados directamente a estes ou aos seus familiares, bem como objectos oriundos de leilões de familiares da rainha que haviam recebido peças em herança.
Os objectos que agora se apresentam, são uma pequena selecção de uma colecção maior que reúne os mais variados tipos de obras: vestuário, pequenos objectos de colecção, pintura, fotografia, livros, documentos e parte dos diários da Rainha.

José Alberto Ribeiro
Director da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Nota- Este blog publicou em 22 de Agosto passado um apontamento sobre esta última Rainha de Portugal, sob o título de “Confissão de uma mulher”.
Para o reler queira
clicar aqui. Julgo que esta exposição será uma boa oportunidade de ficar a saber um pouco mais sobre esta personalidade da nossa História.

M.A.

1 comentário:

Fatima disse...

Amélia já temos mais uma visita para fazer.

Avenida 5 de Outubro, 6-8 1050-055 Lisboa

Telefone:
+ 351 21 354 08 23
21 354 09 23

Só não consegui o horário...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização