O fruto é utilizado especialmente para produzir sumo ou polpa de maracujá. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.
A flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos (com que Jesus Cristo foi crucificado).
A flor do maracujá é polinizada unicamente por um insecto conhecido como mamangava.
Na cidade de Pirenópolis, durante a Semana Santa, é comum as pessoas utilizarem a casca do maracujá para fazer castiçais onde colocam as velas para as procissões. Esta tradição remonta aos séculos passados, quando ainda não existia energia eléctrica.
Mousse de maracujá:
- 1 lata de leite condensado
- 2 embalagens de iogurte natural
- 1 kg de maracujá (poderá ser polpa congelada)
Confecção:
Faça o sumo de maracujá, corte-os e tire o miolo e coloque tudo no liquidificador; bata e passe pela peneira para separar as sementes; (não inclua água) se optar por polpa, basta um pacote.
Depois lave o liquidificador e coloque o sumo, os iogurtes e o leite condensado bata e ponha numa tigela e leve ao frigorífico; poderá servir depois de 1 hora.
fc
3 comentários:
Em casa dos meus pais, a zona junto ao poço e tanques com água é toda coberta com um caramanchão de maracujá. Este fruto,para mim é uma delícia.
Aliás em inglês a fruta chama-se "passion fruit".
Eu adoro maracujá e sumo de maracujá.
Há sempre deste sumo às refeições.
Maracujá é bom em doce, em sumo, em chá. Adoro chá de maracujá.
Enviar um comentário