Como tudo começou

13/04/09

PASSAROLA DO PADRE BARTOLOMEU DE GUSMÃO


A primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo foi baptizada com o nome de “Passarola”, 74 anos antes do famoso balão dos Montgolfier. As sua características técnicas não são totalmente conhecidas hoje, mas, sabemos que terá voado no ano de 1709 e que, foi seu inventor o padre e cientista português Bartolomeu de Gusmão. O próprio desenho deixa dúvidas que tenha sido feito do original.

Na sequência dos seus estudos sobre aeroestação, em 1708 , o padre Gusmão faz uma petição ao rei D. João V ,para aquilo que designou como “instrumento de andar pelo ar”. Com o assentimento do rei e concedido também um financiamento é, então, na Quinta do Duque de Aveiro, em S. Sebastião da Pedreira, (Lisboa), que o cientista se dedica a tempo inteiro ao seu projecto.


Em 8 de Agosto de 1709, perante uma ilustre assistência, Rei, Rainha, Núncio Apostólico, membros do Corpo Diplomático e toda a Corte Portuguesa, na Sala dos Embaixadores da Casa da Índia, Bartolomeu de Gusmão fez subir até ao tecto da sala um balão aquecido com ar.
Segue-se então o desenvolvimento da versão maior, já tripulada e baptizada com o nome por que ficou conhecida, “Passarola”. O enorme balão, possivelmente levando dentro o seu inventor, foi lançado da Praça de Armas do Castelo de S.Jorge, em Lisboa e voou cerca de 1 Km, vindo a poisar no Terreiro do Paço.


Bartolomeu de Gusmão torna-se assim um dos mais importantes pioneiros da aeronáutica mundial sendo mesmo chamado “O Padre Voador”.

P.S- No seu livro “Memorial do Convento” Saramago fala neste episódio.

(Pesquisa na Net e imagem retirada da “Illustração Portugueza”)
M.A.

4 comentários:

Gi disse...

Agora, mais recentemente, também houve um padre voador lá para os lados do Brasil.

M.A. disse...

Mas que voou para lá por outras razões bem diferentes, Gi!...

Quica disse...

Gostei, dessa dose de ironia.

Clotilde Moreira disse...

Este era mano do Alexandre Gusmão de Linda a Velha / agora Fundação Marquês de Pombal.
Clotilde

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização