Como tudo começou

06/05/09

UMA LIÇÃO DE GEOMETRIA, SEM RÉGUA NEM… GPS


A Natureza é uma fonte inesgotável de ensinamentos e, basta, muitas vezes, um pouco mais de atenção da nossa parte, para encontrarmos imensos motivos de interesse.
Não há muito tempo, a Fátima ofereceu-nos umas belíssimas fotos feitas a uma teia de aranha, bem como alguns dados sobre a vida destes bicharocos, que eu convido a reverem, clicando aqui.
Hoje, eu venho mostrar-vos um filme onde o trabalho da aranha, no construir da teia, é visto com todos os pormenores. Tudo isto graças à informática!
Temos realmente que render homenagens a esta hábil tecelã que apenas com os meios de que dispõe, ou seja, a sua saliva e as patas, tem capacidade para fazer este magnífico trabalho que , me parece justificar o título que dei ao post.
Não esqueçamos que a teia, providencia igualmente a futura subsistência da aranha, já que é uma armadilha eficaz para os insectos que passem perto, com os quais ela se alimenta. Diz-se no texto que o fio da teia é duas vezes mais resistente e quatro vezes mais elástico que um fio de aço de idêntico calibre! Portanto, mesmo os insectos maiores que se cuidem!…

As legendas estão em francês, mas ainda que se sinta um tanto esquecido dele, as imagens são suficientemente elucidativas para que todos as entendam.
Desfrutem, pois, deste vídeo com o mesmo interesse que eu própria tive:


Nota- Para quem esteja pouco familiarizado com este tipo de vídeos animados, sugiro que após a abertura do mesmo, clique na hipótese “Jouez l’animation étape par étape” que lhe mostra o fazer da teia passo a passo. Em cima, clicando nos algarismos brancos vai escolhendo as diferentes fases, uma a uma.
A segunda hipótese “Jouez sans étape” mostra a sequência sem interrupções.

M.A.

5 comentários:

pedro oliveira disse...

A natureza é fantástica.Se observarmos bem vemos que a estrutura em treliça,é a utilizada na eng.civil e mecânica em muitas situações.

Laura disse...

Ah, cada um com sua sabedoria...tal e qual, que se cuidem os desprevenidos e falhos de sorte, porque uma vez apanhados, uma vez no papo... Muito lindo e chamando-lhes irracionais a todos, é de admirar como vêm providos de tudo o que lhes faz falta para viver e sobreviver...
Um grande abraço, ando sempre ausente daqui, mas, nem é por mal, é mais descuido..laura..

Fatima disse...

Fantástico o trabalho deste bicharoco! Eu acho as aranhas simpáticas...

Quica disse...

Apesar de ter a fobia dos aracnídeos, não deixo de admirar a destreza com que estes bichos tecem as suas teias e a maneira hábil como apanham os insectos.

Zé do Cão disse...

Tenho um amigo, que por causa dum bichinho destes, perdeu o emprego.
É incrível, mas foi verdade.

Bj.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização