Como tudo começou

28/03/10

O SOLDADO«MILHÕES»

Se perguntarmos quem foi Aníbal Augusto Milhais (1895-1970), pode ser difícil obter uma resposta, mas , se referirmos simplesmente “o soldado Milhões”, possivelmente teremos mais sorte. Pelo menos se estivermos entre gente de uma geração que tenha alguns conhecimentos sobre a 1ª Guerra Mundial, de 1914/18.

Este homem foi um humilde camponês transmontano, nascido em Valongo, concelho de Murça que, em chegando a hora de “ir às sortes” foi incorporado no Regimento de Bragança e depois no de Chaves.
Em 1917, com a guerra a decorrer, como tantos mais, lá partiu ele para a frente de combate sendo integrado nas forças aliadas. Porém, é passado um ano, na Flandres, justamente no dia 9 de Abril de 1918, quando se travava a Batalha de La Lys que este soldado entra na história como herói.
O avanço alemão estava a processar-se, em força e, a derrota para o lado de cá parecia inevitável. As baixas humanas eram elevadas e tudo parecia perdido. Foi então que o soldado Milhais, já sozinho na trincheira e, empunhando a metralhadora Lewis a que carinhosamente chamava “a minha querida Luísa” fez frente a uma coluna de motociclistas alemães que prontamente dizimou. Outras colunas avançaram tendo tido idêntico tratamento e, a verdade, é que a acção de valentia deste homem, deu às forças inimigas a noção de estarem frente a um forte núcleo de combatentes e permitiu entretanto, que as forças aliadas, atrás 30 Klm, tivessem tido tempo para se posicionarem mais convenientemente.

Depois, o pobre do soldado Milhais vagueou por ali vários dias, extenuado e esfomeado, acabando por se encontrar com um médico escocês que será afinal quem o reconduzirá à guarnição e dará a conhecer o seu feito heróico. Julgamos que é neste momento que o Comandante (a) abraçando este português de apenas 1,55m de altura, terá dito:_ «O teu nome é Milhais mas tu vales é Milhões!» - apelido este que substituiu, desde logo, o de nascimento e, pelo qual passou a ser conhecido.
Decorridos três meses, Milhões praticou novo acto de bravura em “Huit Maisons”, salvando toda a sua guarnição composta por portugueses e escoceses.
Era condecorado com a Ordem da Torre e Espada, a Cruz de Guerra de 1ª. classe e a Cruz de Leopoldo da Bélgica. Em Murça foi também colocado um busto seu.

(a)- Nas fontes pesquisadas para saber o nome deste comandante apareceram-nos dois nomes, General Ferreira do Amaral e General Tamagnini.
-Para saber mais sobre o soldado Milhões queira clicar aqui.

M.A.

3 comentários:

Quica disse...

Os homens não se medem aos palmos, e este é um exemplo disso.

M.A. disse...

Quica:
Outros tempos, outras gentes!Hoje, os ideais já não são os mesmos...

M.A. disse...

Em 1 de Março de 2013 fomos contactados por um leitor, de nome Rogério Silva que nos disse ser pessoa interessada nesta figura histórica e, portanto, com muita coisa lida sobre o soldado Milhões. Assim, esclareceu que a metralhadora a que se refere o texto seria uma Lewis, e não uma Lotz como mencionamos. Disse ainda que era frequente deparar com esta troca de marcas de fabricantes. Na nova pesquisa que fizemos encontramos efectivamente a referência americana Lewis. Procurando esclarecer sempre os nossos dentro da mais completa veracidade já rectificamos o texto e deixamos aqui os nossos melhores agradecimentos a este atento leitor. Pedimos-lhe que volte sempre que queira e nos faça os reparos que achar convenientes. M.A.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização