Como tudo começou

13/11/10

O QUE SE PODE FAZER COM UM OVO?





À pergunta que fazemos no título do post de hoje estamos já a ouvir os nossos leitores a responderem que são inúmeras as suas aplicações.
Na culinária vamos desde os estrelados, às omolettes, aos pastelões, não esquecendo até aqueles que, simplesmente cozidos acompanham a posta de bacalhau com grão e batatas.
Na doçaria, então, eles são a base de quanto se inventou para delícia dos gulosos de todo este planeta.
Pese embora o bom senso que a prevenção do nosso colesterol aconselha, neste nosso Portugal, a doçaria conventual deixou-nos receitas onde apenas com ovos e açúcar se fazem verdadeiras delícias. Lembremos, apenas, como exemplos, «os ovos moles de Aveiro», «os papos de anjo», «as fatias de Tomar»…
E, leitores, sabiam que há até alguns pintores que usam a gema de ovo como aglutinante para as suas tintas, uma vez que ela confere determinado acabamento aveludado que outros meios não conseguem dar?







Mas, se temos estado a falar do interior do ovo, porque não falar também do seu exterior? Isto, porque temos para vos mostrar este vídeo com delicados trabalhos feitos com cascas de ovos. Não sabemos quem é o artista, uma vez que o dito vídeo, chegou até nós sem nenhuma indicação nesse sentido. Quem sabe se poderemos, assim, inspirar alguns habilidosos para as prendas do Natal que se aproxima?
Esperamos que gostem de ver estas obras artísticas. Até breve.
M.A.

2 comentários:

Gastão de Brito e Silva disse...

Uma grande ovação a este artista... e também ao post...

Quica disse...

São uma preciosidade, comprei no outro dia a um romeno, quatro ovos com vários desenhos desenhos, nesta técnica. Tem uma colecção muito bonita.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização