Como tudo começou

27/01/11

EXPOSIÇÃO «A MATEMÁTICA DE M.C. ESCHER» Tagus Park até 13 de Fevereiro


As obras de M.C.Escher, o artista gráfico que muitos dizem ter alma de matemático, continuam a apaixonar o mundo. Para dar a conhecer a sua obra, a Taguspark, S.A., em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Matemática, apresenta a exposição "A Matemática de M.C. Escher", no Átrio do Núcleo Central do Taguspark.

Maurits Cornelis Escher (1898-19720) nasceu na Holanda, mais precisamente em Leeuwarden. Depois do secundário pensou seguir arquitectura, mas o conhecimento travado com Samuel de Mesquita guiou-o na direcção do Desenho. Canhoto, tal como Miguel Ângelo e Leonardo da Vinci, especializou-se no desenho de espaços impossíveis e na criação de ilusões de óptica através do uso da perspectiva, divisão regular do plano, geometria hiperbólica e topologia. Escher não tinha grande treino matemático, no entanto trocou correspondência com matemáticos, como os ingleses Harold Scott MacDonald Coxeter e Roger Penrose, de forma a aperfeiçoar o seu trabalho.

"A Matemática de M.C.Escher" conta com algumas reproduções digitais gentilmente cedidas pela Fundação Eugénio de Almeida, em Évora, que tem patente uma mostra de cerca 50 litografias e xilogravuras originais do artista até ao dia 13 de Fevereiro.

A Sociedade Portuguesa de Matemática pode disponibilizar uma versão da exposição, mediante pedido, a escolas, bibliotecas ou outras entidades que promovam a divulgação científica. Para solicitar a exposição ou pedir informações deverá entrar em contacto com o Gabinete de Comunicação da SPM através do e-mail imprensa@spm.pt .

Nota:

Se não teve oportunidade de estar presente no encontro com Eric Hanushek no dia 6 de Janeiro, veja o vídeo com a transmissão em directo do evento.

Clique no link: http://213.134.51.39/videos/
video/119/in/channel/6/

1 comentário:

Gastão de Brito e Silva disse...

Uma oportunidade única... boa notícia...

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização