Como tudo começou

13/05/11

FLORENCE NIGHTINGALE – DIA DO ENFERMEIRO





Fez ontem, precisamente, 191 anos (12 de Maio de 1820 – 13 de Agosto de 1910) que em Florença, na altura Grão-ducado da Toscana, nasceu uma menina que, muito embora tenha nascido em berço rico, resolveu estudar enfermagem, na altura considerada uma profissão bem pouco recomendável. Isso valeu-lhe até a rotura com a própria família.


Mais tarde havia mesmo de se tornar famosa no mundo inteiro pela forma como exerceu e dignificou a missão que abraçou, sobretudo como pioneira no acompanhamento dos feridos na guerra da Crimeia. Aliás, ela foi mesmo a grande impulsionadora de toda uma melhoria nos serviços de enfermagem prestados nessa época. Por tudo isso é que o dia 12 de Maio se comemora, em cada ano, como Dia doEnfermeiro. Se acaso quiser aprofundar mais a biografia de Florence Nightingale apenas terá que clicar aqui.


Não me lembro onde li este episódio, bastante curioso, atribuído a esta corajosa mulher:
_Durante a guerra da Crimeia, após um duro combate, começaram a chegar ao hospital de campanha muitos combatentes, feridos. Florence foi orientando a instalação dos doentes e rapidamente se esgotaram as camas disponíveis. Quando examinava mais um que chegara em péssimas condições, quase moribundo, alguém a informou que já não havia sequer onde deitar mais aquele e, de imediato, ela o encaminhou precisamente para a sua cama. Como lhe lembrassem que o lugar para o seu descanso também era de considerar a resposta terá sido:_ Quando chegar a hora de eu ir repousar, infelizmente, este pobre rapaz já terá deixado a minha cama vaga, mas, por agora, ele precisa dela para morrer com dignidade!


Mais uma mulher para quem vai todo o nosso aplauso, respeito e veneração.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

A minha sobrinha Inês, abraçou a carreira de enfermagem, com grande devoção. Vou dizer-lhe para visitar o nosso Blog. Este post certamente vai ao encontro da sua vocação.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização