Como tudo começou

15/05/11

VAMOS CONHECER UMA ORQUESTRA





Chris de Sousa é o autor de um interessante livro infantil, “O MEU LIVRO DE MÚSICA” no qual, de uma forma extremamente simples, inicia as crianças no sentido de compreenderem , basicamente, o que é a música e como se classificam os diferentes instrumentos que a fazem. Este livro começa assim:

«O mundo está cheio de sons. Abram a janela e ouçam com atenção! Agora tentem distingui-los uns dos outros..
E, mais adiante lê-se:

« Já vimos que o mundo está cheio de sons desorganizados e que a música é o som organizado. Como é que as pessoas decidiram quais os instrumentos que deviam utilizar para fazerem a sua música? Nunca lhes aconteceu estarem a fazer trabalhos de madeira, ou a jardinar e notarem que o martelo ou a pá emitira um som especial que chama a atenção? Pois bem, foi certamente dessa forma que, há milhares de anos, os primeiros habitantes começaram a fazer música.»

E o livro prossegue prendendo continuamente a atenção do leitor. Dissemos que era um livro infantil mas, nele, os adultos podem igualmente ir aprender muito.
Inúmeras vezes falamos já de música aqui no blog e até, em 11/03/2009, publicamos um post explicando a origem das sete notas musicais existentes. Se quiser recordá-lo apenas terá que clicar aqui.
Hoje, a abordagem é dirigida, sobretudo, à composição de uma orquestra sinfónica.

Mostra-nos o lugar onde, por norma, são agrupados os músicos, ensina-nos o nome de cada um dos instrumentos que nela existem, dá-nos uma breve explicação sobre eles e até uma amostra do som que emitem para que o nosso ouvido melhor os associe. A tecnologia que temos em mão permite-nos ir “brincando” com a escolha e, no fim, até nos permite convidar o maestro a que nos demonstre qual é, também, o seu papel neste conjunto. É então a altura em que se ouvirá o som de toda a orquestra, tocando com a totalidade dos músicos.

Já agora, uma curiosidade que, estamos crentes, muito amante de música classica ainda ignora:

_ Sabiam os leitores que o chefe de naipe dos primeiros violinos é também o chefe de toda a orquestra e a sua importância está mesmo muito próxima daquela que tem o próprio maestro?
Posto isto, queiram então clicar aqui para terem acesso a um vídeo bastante interessante.

Esperamos que os leitores dessem por bem empregue a leitura deste pequeno apontamento.
Nota- A foto que abre o post é de Herbert von Karajan, um maestro que atingiu renome mundial.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Neste momento não tenho som no computador, ainda não conseguimos ver onde está a anomalia.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização