Como tudo começou

05/07/11

GRANDE MARCHA DO CENTENÁRIO






Falamos, aqui, no dia 1 de Julho, sobre o cortejo histórico dos festejos do VIII centenário da Tomada de Lisboa aos mouros e, hoje, decidimos trazer a letra da Grande Marcha do Centenário, que, igualmente, no ano de 1947 foi cantada por Amália Rodrigues.
Foram seus autores Raul Ferrão e Norberto Moreira Araújo.

Toda a cidade flutua
No mar da minha canção
Passeiam na rua,
Pedaços de lua
Que caem do meu balão

Deixem Lisboa folgar
Não há mal que me arrefeça
A rir, a cantar, cabeça no ar
Eu hoje perco a cabeça

Lisboa nasceu,
Pertinho do céu
Toda embalada na fé
Lavou-se no rio,
Ai, ai, ai menina
Foi baptizada na Sé

Já se fez mulher
E hoje o que ela quer
É trovar e dar ao pé
Anda em desvario
Ai, ai, ai menina
Mas que linda que ela é

Dizem que eu velhinha sou
Há oito séculos nascida
Nessa é que eu não vou,
Por mim não passou
Nem a morte, nem a vida

O Pajem me fez um fado
Um vali me leu a sina
Não ter namorado,
Nem dor, nem cuidado
E ficar sempre menina

Lisboa nasceu …


Para quem a queira recordar cantada pela própria Amália, também apenas precisa de clicar aqui. Outras artistas a foram também cantando e, mesmo na actualidade, algumas vezes ainda, se ouve esta bonita marcha.
Espero que tenham gostado destas recordações de Lisboa ligadas ao, já um pouco longínquo, ano de 1947.
(A imagem de abertura do post mostra a medalha comemorativa dos festejos a que nos referimos nestes dois posts)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

A voz e a alegria com que Amália canta esta marcha, é bom de recordar.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização