Como tudo começou

16/09/11

Fotografo à La Minute em Ponte de Lima

O Sr. Zé há muitos anos que fotografa quem por ele passa por terras do Minho.

Desta vez fomos encontrá-lo em Ponte de Lima, com o seu cavalinho de pau e máquinas com lentes Zeiss, todo o material fabricado em 1910.

Adquiriu este conjunto em 2ª mão na década de sessenta do século passado. Cuida-o com o zelo de um profissional que o quer por companhia durante muitos e bons anos.

Ao longo da sua já extensa carreira, fotografou figuras bem conhecidas desde actores a políticos ao cidadão anónimo. Da terra ou forasteiros, Portugueses e Estrangeiros…

Em meados de Agosto, um grupo de artistas das artes e das letras e seus familiares, reuniu-se na lindíssima vila de Ponte de Lima para um almoço de confraternização. À passagem pelo Largo do Chafariz, de seu nome Largo de Camões, lá estava o fotógrafo à la minute.

O cavalinho fez logo as delícias de alguns artistas do grupo. Seguiu-se uma animada sessão de fotografias.

Houve uma interessante troca de impressões sobre a data de fabrico das máquinas, do seu funcionamento e manutenção, e até da idade do cavalinho se falou…

O Sr Zé ia tirando as fotos e com a sua habitual boa disposição, explicava todos os passos do processo. Ora se esconde para captar a imagem, ora aparece e mergulha numa tina o papel já com sinais evidentes de fotografia…. Todos assistimos interessados ao desenrolar do processo da revelação.

Ao nosso grupo o nosso fotógrafo vendeu cerca de 1 dúzia de exemplares.

Claro que com tanto alarido, se foi juntando mais gente ao nosso grupo. O Sr. Zé nesse dia não tinha mãos a medir.

Disse-me uma semana mais tarde que tinha sido um dia bom para o seu negócio. A seguir a nós, foi chegando sempre gente…

Dizia ele:

- Sabe isto é como as ovelhas. Onde vai uma, vai o rebanho inteiro…!!!

Ainda bem que foi assim Sr Zé.

Ficámos todos contentes; Nós pelo excelente trabalho do fotógrafo sorridente, o homem da lente pele pela presença de um grupo divertido e diferente.


Nota: O Sr Zé sabe que há muitas fotografias dele na internet. Às vezes metem-se com ele e dizem que vão publicar. Ele não se importa. Até gosta, mas não liga muito, ainda assim desabafa:

- De vez em quando peço à minha filha e ela vai lá ver e mostra-me!!! Para mim até é bom...!

Há dias assim…

Texto e fotos:

FC

4 comentários:

M.A. disse...

Ainda bem que a Fátima trouxe de novo este tema, enriquecido com as observações bem humoradas do Sr. Zé. Em 28-10-09 já abordamos o mesmo tema e até fizemos um convite à Fátima, tendo por base o que ela escreveu no comentário que fez, na altura. (Se clicar em http://simecqcultura.blogspot.com/2009/10/fotografia-la-minute.html fica a perceber a que me refiro). Ora, renovamos mesmo o dito convite, amiga! Venha daí a dita fotografia...Toca a ir procurá-la...Abraços da M.A.

Anónimo disse...

Na altura não coloquei a foto,ilia publicamente. porque não gosto de expor a família publicamente. Um dos retratados já não está entre nós há ano e meio. Vou procurar a foto e ponderar.....
Beijos
Fatima

Quica disse...

No meu albo de fotografias, guardo várias tiradas por esses fotógrafos de rua.

Estas tradições nunca deviam de acabar.

Vá lá Fátima, também estou com curiosidade de ver essa fotografia

M.A. disse...

Uma vez expostas as razões da falta, por mim, já está a amiga dispensada. Abraços.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização