Como tudo começou

18/09/11

JOSÉ FONTES ROCHA – VARIAÇÕES EM RÉ

José Fontes Rocha





Indiscutivelmente que a guitarra portuguesa foi e será sempre o instrumento que melhor nos identifica e mais diz à nossa alma. O seu som emociona-nos e, quer servindo de acompanhamento a algum fado, ou apenas tocada a solo, ou fazendo conjunto com uma viola, aí temos um ou mais portugueses ouvindo-a em silêncio profundo.
Sem dúvida que tivemos e, felizmente, continuamos a ter grandes artistas ligados a ela. Hoje, porém, neste post, a homenagem será apenas para um deles, que recentemente nos deixou: _O Mestre José Fontes Rocha.
Nascido no Porto em 1226, começou por ser electricista de profissão mas, rapidamente trocou o “busca pólos” pelas cordas da guitarra que, durante 50 anos dedilhou com toda a sua sabedoria e sentimento. Aos 85 anos, no dia 15 de Agosto p.p., este grande guitarrista faleceu em Lisboa, deixando-nos contudo inúmeras composições suas.
Variações em ré é uma delas, da qual gosto muito, aqui interpretada por ele próprio e, também, por José Pracana, Manuel Martins e A. Gago da Câmara que eu convido os nossos leitores a ouvir, se fizerem o favor de clicar aqui.
Teve oportunidade de acompanhar diversas figuras gradas do fado, uma delas, justamente durante 12 anos, foi a grande Amália Rodrigues.
Se pretender informação biográfica mais completa do Mestre pode obtê-la clicando aqui.
Agora é tempo de vos deixar, então, com os sons desta bonita guitarrada de José Fontes Rocha!
Até breve.
M.A.

Sem comentários:

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização