Como tudo começou

08/05/12

O MENINO JESUS DA CARTOLINHA OU "L NINO JASUS DE LA CARTOLICA (em dialecto mirandês







 Na Sé Catedral de Miranda do Douro existe uma pequena imagem, (fins do Sec XVII princípio do XVIII), de expressão ingénua, que é bem pouco vulgar na iconografia cristã. É um Menino Jesus que tem a particularidade de aparecer de cartola na cabeça e,  de ter vindo a  usar, aos longo dos tempos, os mais variados fatos que imaginar se pode…As pessoas que se encarregam de o vestir orientam-se, segundo parece, tanto pelas festas litúrgicas, como por um critério pessoal , ou… pura e simplesmente, se sentem  frio ou calor, consoante a época do ano! (Mais informação aqui).


Como justificação para a origem da devoção a este Menino Jesus, conta-se que terá sido  precisamente   em 1711,  estando Miranda do Douro ocupada pelas tropas espanholas  e já tudo parecendo estar perdido que apareceu  um menino, vestido de general e, com espada em punho, tal  coragem incutiu nos portugueses que os levou a expulsar os invasores. Este menino não mais foi encontrado. Considerado o facto uma intervenção divina, isso terá então motivado que fosse esculpida a imagem de que falamos e fosse então colocada na Sé. Com mais pormenores, tereis esse relato clicando aqui.


 A origem da oferta e uso das diferentes fatiotas está  pouco definida, bem como o começo do uso da cartola na cabeça do Menino Jesus. Na obra “Tesouros Artísticos de Portugal li, que os primeiros fatos  vieram de uma dama apaixonada, em memória do afecto e saudade pelo seu noivo que havia morrido numa batalha.

Depois desta primeira oferta,  penso que foi fácil surgir o habito de ofertas idênticas e, depois, a devoção enraizada na gente daquela zona  terá feito o resto. Possivelmente, também, o gosto de saberem e, quererem continuar a manter o estatuto de que esta sua imagem é considerada a que mais peças de vestir  possui, contribua para o crescente aumento do seu guarda roupa. 


Em 2011, por exemplo,  o Governador Civil de Bragança decidiu mesmo oferecer-lhe, duas fardas, uma da PSP e outra da GNR... E até de Espanha este Menino Jesus já recebeu  trajes típicos, imaginem!

Em sua honra é feita, anualmente,  uma festa religiosa, com procissão, sendo  o seu andor transportado por crianças. Realiza-se sempre  no Domingo mais próximo do dia de Reis.
Achei que seria interessante dar a conhecer esta curiosidade religiosa do nosso País e, se acaso forem a Miranda do Douro, não deixem de ir à Sé conhecer este invulgar Menino Jesus.
(Todas as imagens foram colhidas na net, menos a que abre o post que é uma foto  feita pelo meu Amigo F.A., a quem agradeço o envio)
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

Combinado, quando for a Mirando do Douro vou ver este menino Jesus.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização