Como tudo começou

20/07/12

PROFESSOR DOUTOR JOSÉ HERMANO SARAIVA





Hoje, dia 20 de Julho, desapareceu do mundo dos vivos este ilustre historiador, cuja figura  a TV tornou familiar para todos nós.
 Quem não o recorda, entrando nas nossas casas para nos deliciar com os seus programas sobre História de Portugal, relatados geralmente nos locais onde se foram passado os episódios que descrevia.

Havia quem por vezes contestasse  a veracidade de um ou outro pormenor mencionado mas, a verdade, é que a sua figura de braços bem abertos e o empolgar do seu discurso eram motivos sempre suficientes para nos deixarem presos ao pequeno ecran. Comigo, isso foi acontecendo e, ainda hoje, alguns dos meus pequenos almoços têm por som de fundo a sua voz,  uma vez que a RTP Memória vem fazendo a repetição de muitos programas seus.

Hoje, ao procurar saber pormenores relacionados com  a sua morte deparei com a publicação de uma entrevista,  dada no ano de 2009,  ao seu sobrinho e afilhado, o jornalista José António Saraiva,   ilustre director do jornal  “O Sol”.
É uma entrevista em que o Professor, já com 90 anos, fala sobre  diversos factos passados ao longo da sua vida e  onde  faz,  mesmo, algumas declarações bastante surpreendentes, relacionadas com personalidades com quem conviveu. Será como trazer até nós mais um pedaço da história. Convido os leitores a clicarem aqui e aqui  para terem acesso às duas partes em que a dita entrevista se apresenta.

Neste momento, em  que  o Professor é também ele já uma personagem dos Horizontes da nossa Memória, fazemos votos para que  descanse em paz.
M.A.

1 comentário:

Quica disse...

No programa da TV "alta definição", o Professor foi entrevistado, já com uma certa dificuldade em falar,lá foi respondendo às várias questões que o entrevistador lhe colocava.

Uma das questões; antes de adormecer em que é que pensa? Resposta pronta, em nada,inspiro as vezes necessárias até chegar o sono.

Também gostava de o ouvir.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização