Como tudo começou

12/01/13

UM CONVITE SURPRESA




O Jornal Expresso noticiava, em 30 de Outubro de 2012, o afundamento de dois antigos navios de guerra da Marinha Portuguesa, junto a  Portimão. eles foram colocados à profundidade de 30 metros  e  irão constituir  um futuro pólo de atracção turística. Tratou-se  da corveta “Oliveira e Carmo” e do navio patrulha “Zambeze” e, caso pretenda ver, em pormenor, o que se passou, só terá que clicar aqui. Sempre de louvar são todas as iniciativas que visem dinamizar o desenvolvimento do país.

Para chegar ao tema principal do post de hoje eu terei que  falar, a seguir, de  algo totalmente diferente…
Por exemplo,  do recente post  “Boas Festas dos Réis”, de 6/1 onde, recordando a minha filha quando tinha cerca de três ou quatro, contei um episódio que  julgo ter tido alguma graça.
Pois bem, essa mesma garotinha foi crescendo e pelos 15 anos, nas férias grandes, eu tive a ideia de lhe falar num curso de mergulho. Foi dito e feito. Pouco depois estavam os pais a acompanhá-la já para os mergulhos no mar, com plena satisfação da aluna e instrutores.
Mais tempo decorreu e as consequências de um acidente de carro vieram deitar por terra a continuação desta actividade, provocando, em troca,  várias estadias em hospitais para ela e muitas lágrimas e sofrimento em todos nós.
Período negro que encerro  para retomar o relato já  cerca do ano 2000, mais coisa menos coisa.
 Os anos que decorreram permitiram à tal menina crescer, fazer um curso, iniciar uma carreira, constituir uma família… e também, pela ordem natural da vida, ser mãe.  Primeiro de uma filha e, a seguir de um filho.  E um dia,  junto a este último, estava ela a  propor, igualmente, um curso de mergulho! Vejam só como a história se repetiu!...
Sugestão aceite ela, não contente com isso, resolveu ir com o rapaz fazer uma… actualização do que havia aprendido quando jovem e, imaginem que a paixão voltou… mais forte do que nunca! A juntar a isto veio ainda o gosto pela fotografia  subaquática. 
 Nunca mais parou e, tempo livre que tenha do seu trabalho é vê-la a meter os pertences do mergulho no saco e a abalar para a água com a equipa de amigos com quem costuma mergulhar.
Chegamos, finalmente, à  razão principal de toda esta conversa, que é fazer-vos um convite para que cliqueis aqui,  a fim de verdes um vídeo que mostra uma visita ao interior dos dois barcos afundados de que falei no início deste apontamento.
O tal grupo de amigos que costuma mergulhar em conjunto, (o nome da cada um deles aparece no final do vídeo)  não podia deixar de ir “espreitar” o que se passava por lá e, em 30 e 31 de Dezembro último, eles lá estiveram  de câmaras em punho a fazerem  as imagens  que agora eu estou a partilhar convosco.
Não se esqueçam de ligar o som que acompanha o vídeo e, espero sinceramente  que gostem desta visita surpresa que vos preparei, com a ajuda da filha e dos seus amigos.
M.A.

7 comentários:

Zé Resende disse...

As grandes paixões não morrem com meros acidentes de percurso!! Mergulhar, ouvir o silêncio, pairar/voar naquele imenso líquido amniótico, é o meu perfeito Xanax!!! Obrigada por aquela experiência aos 15 anos! Beijo aos dois.

Zé Resende disse...

...e estes mergulhos são liiiiiiindos!!!!!

Quica disse...


Adoro o mar, o cheiro da maresia, o rebentar das ondas. Gosto de mergulhar em mar calmo, em profundidade nem pensar, penso que se visse um peixe do tamanho de um carapau morria de medo.

Quica disse...


Não conclui o meu comentário anterior, parabéns à equipa de mergulho, é preciso coragem para explorarem o navio afundado, entrar naquelas aberturas estreitas é de gente destemida. Não descurem todas as regras de segurança.

Anónimo disse...

most legitimate adult dating site http://loveepicentre.com/taketour.php strickly free america dating sites

Zé Resende disse...

Obrigada, Quica, pelas suas palavras. Alguém disse um dia, que a coragem é apenas o medo domesticado!! Todas as regras de segurança são SEMPRE escrupulosamente seguidas seja um mergulho a 3 metros, seja a 30 metros. Todos temos muito juízo.... pelo menos a mergulhar!! :)

Anónimo disse...

[url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/viagrx.htm][img]http://onlinemedistore.com/2.jpg[/img][/url]
publix pharmacy ed gibson http://certifiedpharmacy.co.uk/products/lisinopril.htm dave wines pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/kamasutra-superthin-condoms.htm]irvine sand canyon pharmacy[/url]
pharmacy jobs in mo http://certifiedpharmacy.co.uk/categories/arthritis.htm women ingternational pharmacy wisconsin [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/kamagra.htm]kamagra[/url]
gibsons pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/augmentin.htm case studies pharmacy [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/grifulvin-v.htm]walgreen pharmacy in indianapolis indianapolis[/url]
carisoprodol online pharmacy http://certifiedpharmacy.co.uk/products/innopran-xl.htm online pharmacy rjcress [url=http://certifiedpharmacy.co.uk/products/calan.htm]calan[/url]

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização