Como tudo começou

02/11/08

Origem dos sinais (matemática)

Adição (+) e subtracção (-)

O emprego regular do sinal + (mais) aparece na Aritmética Comercial de João Widman d'Eger publicada em Leipzig em 1489.

Representavam não a adição ou a subtracção ou aos números positivos ou negativos, mas sim excessos e aos deficits em problemas de negócios.

Os símbolos positivos e negativos vieram somente a ter uso geral na Inglaterra depois de serem usados por Robert Recorde em 1557.

Os símbolos positivos e negativos foram usados antes de aparecerem na escrita. Por exemplo: foram pintados em tambores para indicar se os tambores estavam cheios ou não

Os antigos matemáticos gregos, como se observa na obra de Diofanto, limitavam-se a indicar a adição justapondo as parcelas - sistema que ainda hoje adoptamos quando queremos indicar a soma de um número inteiro com uma fracção. Como sinal de operação mais usavam os algebristas italianos a letra P, inicial da palavra latina plus

Multiplicação (.) e divisão ( : )

O sinal de X, como que indicamos a multiplicação, é relativamente moderno. O matemático inglês Guilherme Oughtred empregou-o pela primeira vez, no livro Clavis Matematicae publicado em 1631. Ainda nesse mesmo ano, Harriot, para indicar também o produto a efectuar, colocava um ponto entre os factores.

Em 1637, Descartes já se limitava a escrever os factores justapostos, indicando, desse modo abreviado, um produto qualquer. Na obra de Leibniz encontra-se o sinal para indicar multiplicação: esse mesmo símbolo colocado de modo inverso indicava a divisão.

O ponto foi introduzido como um símbolo para a multiplicação por G. W. Leibniz. Em Julho 1698, escreveu numa carta a John Bernoulli: " eu não gosto de X como um símbolo para a multiplicação, porque é confundida facilmente com x; frequentemente eu relaciono o produto entre duas quantidades por um ponto. Daí, ao designar a relação uso não um ponto mas dois pontos, que eu uso também para a divisão. "

As formas a/b e a:b indicando a divisão de a por b, são atribuídas aos árabes: Oughtred, e, 1631, colocava um ponto entre o dividendo o divisor.

A razão entre duas quantidades é indicada pelo sinal: que apareceu em 1657 numa obra de Oughtred. O sinal, segundo Rouse Ball, resultou de uma combinação de dois sinais existentes - e:

Sinais de relação (=, <> )

Roberto Record, matemático inglês, terá sempre o seu nome apontado na história da Matemática por ter sido o primeiro a empregar o sinal = (igual) para indicar igualdade. No seu primeiro livro, publicado em 1540, Record colocava o símbolo entre duas expressões iguais; o sinal =; constituído por dois pequenos traços paralelos, só apareceu em 1557. Comentam alguns autores que nos manuscritos da Idade Média o sinal = aparece como uma abreviatura da palavra est.

Guilherme Xulander, matemático alemão, indicava a igualdade, em fins do século XVI, por dois pequenos traços paralelos verticais; até então a palavra aequalis aparecia, por extenso, ligando os dois membros da igualdade.

Os sinais > (maior que) e < ( menor que ) são devidos a Thomaz Harriot, que muito contribuiu com seus trabalhos para o desenvolvimento da análise algébrica.

Wikipedia

fc


2 comentários:

Laura disse...

Ai minha querida, verdadeiro quebra cabeças para mim, mas não me atrapalho se não souber matemática até aí!... Sei gerir os meus euritos e não deixo que mos levem sem razão, ah, levam-mos em larga escala sim, as Finanças que roubam até à exaustão e ninguém faz nada e para aí não há maquineta que nos valha... sei fazer contas e recontar o pouco que tenho e tento esticá-lo antes que rebente, mas, lá vou indo somando e subtraindo, dividindo mais amor que dinheiros e...vamos vivendo, bonita a tua explanação sobre isso, mas de nada nos vale nos dias de hoje, já que a sabedoria não evita que fiquemos melhor depois de saber tanta matemática!...
Um bom domingo..laura..

M.A. disse...

Nós lidamos no dia a dia com tantas coisas que já consideramos banais que é sempre interessante que um dia,alguém, neste caso foi a Fátima,vá pesquisar como isso começou. Desta vez ficamos a saber mais sobre os sinais usados na matemática. Obrigada pois.

Sociedade de Instrução Musical e Escolar Cruz Quebradense

Localização

Localização
Localização