
«A mulher deve adorar o homem como a um Deus. Todas as manhãs, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?»
Zaratustra (filósofo persa, sec. VII a.C.)Todas as mulheres que seduzirem e levarem ao casamento os súbditos de Sua Majestade mediante o uso de perfumes, pinturas, dentes postiços, perucas e recheios nos quadris, incorrem em delito de bruxaria e o casamento fica automaticamente anulado.
Constituição Nacional Inglesa (lei do sec. XVIII)«Mesmo que a conduta do marido seja censurável, mesmo que este se dê a outros amores, a mulher virtuosa deve reverenciá-lo como a um deus. Durante a infância, uma mulher deve depender de seu pai, ao se casar de seu marido, e, se não os tiver, de seu soberano. Uma mulher nunca se deve governar a si própria.»
Leis de Manu (Livro Sagrado da Índia)«Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por se dirigir ao homem com maldade de linguajar ousado.»
Le Menagier de Paris (Tratado de conduta moral e costumes de França, se. XIV)«As crianças, os idiotas, os lunáticos e as mulheres não podem e não têm capacidade para efectuar negócios.
Henrique VII (rei de Inglaterra, chefe da Igreja Anglicana, sec. XVI)«Quando uma mulher tiver conduta desordenada e deixar de cumprir as suas obrigações do lar, o marido pode submetê-la à escravidão. Esta servidão pode, inclusive , ser exercida na casa de um credor do seu marido e, durante o período em que durar, é lícito a ele (ao marido) contrair novo matrimónio»
Código de Hamurahi (Constituição Nacional da Babilónia, outorgada pelo rei Hamurahi, que a concebeu sob inspiração divina, sec. XVII a.C.

«Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto dai aos varões o dobro do que dais às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las, deixá-las sós em seus leitos e, até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher»
Alcorão (livro sagrado dos muçulmanos, recitado por Alá a Maomé no sec. VI)«Que as mulheres estejam caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar. Se quiserem ser instruídas sobre algum ponto, interroguem em casa os seus maridos.»
São Paulo (apóstolo cristão, ano 67 d.C.«A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior.»
Aristóteles (filósofo, guia intelectual e preceptor grego de Alexandre, o Grande, sec. IV a.C.« O pior adorno que uma mulher pode querer usar é ser sábia.»
Lutero (teólogo alemão, reformador protestante, sec XVI)

Pelo que ficou atrás se pode imaginar quão árduo foi o caminho para as mulheres conquistarem o direito à igualdade que já existe nos dias de hoje.
Infelizmente, em muitos países islâmicos elas ainda continuam sob situação igual, ou, muito próxima, da que é mencionada nestes escritos.
……………………………………………………………………………………….........
Nota da autora do post- Como mulher, sinto-me, naturalmente, indignada por regras e leis destas terem vigorado algum dia e, lamento também, ter havido, ao longo de tantos séculos, homens (?) capazes de as fazer e pôr em prática.
M.A.